top of page

Computadores em sala de aula, solução ou problema?

  • Kesia Melo
  • 28 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

O mundo têm passado por avanços tecnológicos constantes e o computador e a internet compõe uma nova diversidade de materiais voltadas ao aprendizado, além de ser um dos meios mais utilizados para este fim, tanto pelos professores quanto pelos alunos.


O computador veio para facilitar o ensino, uma vez que dispõe de ferramentas essenciais para que o professor torne as aulas mais dinâmicas e interessantes. Por outro lado, nem todos os professores estão preparados para lidar com as novas tecnologias.


Em uma matéria publicada no UOL Educação, em 27 de março de 2013, o professor e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Edvaldo Couto, afirma que “Sozinho, o computador na sala de aula não faz nada.” Em entrevista ao site porvir.org ele diz ainda que “O professor não é mais aquele que transmite um determinado saber pronto. Ser professor na cultura digital implica coordenar, orientar, incentivar a aprendizagem colaborativa e cada vez mais personalizada”.


Mas se o educador não souber como conduzir seus alunos por esta nova vertente pode acabar fracassando no planejamento e tornar o investimento nessas tecnologias inútil. E mesmo se for inovador, um projeto pedagógico pode falhar se não estiver com seu propósito bem definido.


Sendo uma grande rede de conhecimento, a internet, de maneira equilibrada e sendo usada para as finalidades certas, pode oferecer um mundo de conhecimento ao aluno, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas. Com o computador em sala, o professor ainda tem a chance de ensinar o aluno a manejar ferramentas ou aplicativos como Word, Paintbrush, PowerPoint, Excel, Coreldraw, Photoshop, Premiere, InDesing, de forma prática, facilitando o aprendizado. Além disso, o aluno também tem a liberdade de aprofundar os conteúdos estudados, utilizando os mecanismos oferecidos pelo computador, podendo criar desenhos,historias, ideias e tudo que der para fazer com os mais diversos aplicativos.


As aulas com utilização de computadores, se bem executadas, são um meio bastante eficaz tanto para disciplinas teóricas quanto práticas. Mariana Cordeiro, aluna de Ciências Contaveis de uma faculdade de Governador Valadares, tem aulas em que seu professor utiliza um laboratorio de informatica e conta que 'tenho que fazer muitas contas, com formulas enormes e o uso de um coputador com um programa especifico para isso ajuda bastante. Com isso economizo tempo e fico mais proxima do mercado de trabalho, porque em um escritorio por exemplo, uso o mesmo programa'.


O computador é um facilitador que foi criado como uma ferramenta multifuncional. Ele já está integrado a vida das pessoas há muito tempo, portanto, sua presença em sala de aula é algo necessário. A preocupação de grande parte das pessoas é com o lado ruim que a internet e a tecnologia podem oferecer.


Aparelhos tecnológicos em sala de aula podem dispersar a atenção dos alunos, e ao invés de ajudar podem acabar atrapalhando. Além disso, muitos aparelhos celulares ou tablets exercem grande parte da função de um computador. Com isso, as pessoas podem manusear estes aparelhos durante as aulas, muitas vezes para finalidades não educativas.


Segundo Daniela Tomaz, de 25 anos e aluna de informatica, ter uma educação com complemento informatico ajuda muito, mas acredita que ainda não é necessario que crianças tenham aulas em laboratorios informaticos como sua filha de 10 anos tem na escola.


Ela disse, 'hoje o mercado de trabalho é muito concorrido e eu meio que ficava para tras por não saber mexer direito em um computador, por isso entrei em um curso, para me especializar, mas minha filha já tem aulas em um laboratorio de informatica. Concordo que o conhecimento em informatico seja necessario, mas acredito que nessa idade ela deveria ter mais atividades fisicas'.


Se tratando do seculo XXI, onde vivemos em uma era consideravelmente avançada, seria complicado a não utilização de um computador. É evidente a necessidade da tecnologia na vida das pessoas, principalmente na escola e no trabalho, por isso, cabe ao professor trabalhar a forma de interagir com os alunos e mostrar a necessidade e a responsabilidade em utilizar estes métodos durante a aula.


"A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Usar o computador somente para ensinar programas de informática é desperdício", diz o pedagogo Wagner Antônio Júnior, coordenador do Projeto de Apoio Pedagógico Informatizado da Faculdade de Agudos, a 410 quilômetros de São Paulo.



Veja também:







 
 
 

Comentários


© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

bottom of page