Opinião - A influência dos meios de comunicação
- Kesia Melo
- 7 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Existe hoje, na maioria dos lares, pelo menos um aparelho de televisão ou radio, e com as tecnologias evoluindo na mesma velocidade em que as pessoas consomem, os meios de comunicação têm o poder de induzir determinado habito ou atitude, eles servem para o desenvolvimento da comunicação, o que facilita o diálogo entre as pessoas. Afinal, a comunicação é uma necessidade comum para os Seres Humanos.
Mas a mídia tem sido uma ferramenta que estabelece e cria opiniões, normas, valores e subjetividades. De um jeito estratégico, ela, na maioria das vezes, não dialoga, mas direciona sua mensagem para o interlocutor, fazendo com que a massa veja o mundo por suas lentes, seus ideais.
O texto não está “criminalizando” a mídia, mas é uma reflexão sobre o poder dela na vida das pessoas e como ela atua na construção de formas de ser e agir das pessoas, e como tem influência nas interações relacionais entre elas.
A verdade é que a mídia usada pelos ‘detentores do saber’ que controlam o fluxo de informações, são como agentes, é uma formadora de opiniões. Ela cria e reproduz a cultura, dita tendências. Seu alcance vai desde a infância até a terceira idade.
Neste âmbito as crianças são um alvo privilegiado, elas são influenciadas, mas não têm poder de compra, mas podem convencer os pais, assim aprendem desde cedo que o consumismo é normal, mesmo sem saber sobre ele de verdade, sem ter a consciência de faz parte desse ciclo criado pelo capitalismo.
A publicidade excessiva dos meios de comunicação de massa, que ainda tem como principal a televisão, mas hoje a internet não fica muito atrás no grande número de pessoas atingidas pelas propagandas.
É dito para a massa que existe um modelo de corpo padronizado, é imposto como sinônimo de felicidade e sucesso que as pessoas devem ser magras, e não para terem saúde e sim por questões estéticas, ou as pessoas são conduzidas a crer e ter a mesma opinião sobre os gêneros sexuais ou religiosos.
A importância dos assuntos tratados na mídia em certo momentos, a decisão de dar mais espaço para um assunto que para outro, são coisas que provocam reflexões de como a mídia interfere na cultura das pessoas, no consumo extremamente exagerado do sistema capitalista em que vivemos.
As pessoas devem ter conhecimento de que a mídia tem produzido mudanças significativas nos valores da sociedade, nos valores coletivos e individuais.
Comentários