Novembro Azul: prevenção é a melhor arma contra o câncer de próstata
- willianoliveiraa
- 4 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Novembro Azul: prevenção é a melhor arma contra o câncer de próstata.
Enquanto as mulheres são extremamente preocupadas com a saúde, os homens, por sua vez, só buscam ajuda médica em último caso. Quando se trata de exame de próstata, então, há ainda mais resistência. Isso porque, o machismo e o preconceito, aliados à falta de conhecimento e a brincadeiras de mau gosto, criam tabus e barreiras que os impedem de realizarem exames que podem salvar suas vidas.
A fim de orientar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a Prefeitura de Valadares adere à Campanha Novembro Azul – momento em que são intensificadas as ações de combate ao câncer de próstata.
Portanto, homens a partir dos 40 anos que ainda não tenham feito o PSA (exame de sangue) este ano, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17 horas e solicitarem o exame. O pedido pode ser feito durante o mês de novembro ou em qualquer época do ano.
Caso o resultado apresente alguma alteração, o paciente será encaminhado para um urologista no Centro Viva Vida. Lá é feito o ultrassom, biópsia, cirurgia e tratamento. Lembrando que, por se tratar de um Centro de Referência Secundária, o Centro Viva Vida não realiza PSA. Este exame é feito nas unidades de saúde. Para fazê-lo, é preciso levar cartão SUS, comprovante de residência, documento de identidade com foto e CPF.
Vale ressaltar que a arma mais importante para se combater essa doença é o diagnóstico precoce, já que quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura são muito mais altas. No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de mortes de homens, o que em 2011 resultou em mais de 13 mil vítimas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o de pulmão. Além disso, é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.
Números CVV
Até o momento, 87 pacientes estão em tratamento contra o câncer de próstata pela equipe do CVV de Valadares. Ano passado foram 101. Além disso, 8.924 pacientes estão sendo acompanhados por urologistas do Centro.
Câncer de próstata
A doença ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames indicados pelo médico, a partir dos 40 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, á que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
por Assessoria de Comunicação - Secom
Veja também:
Comentários