top of page

Opinião - Habitação em Valadares alcança alto patamar

  • Reinaldo Lopes
  • 2 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

As políticas públicas de habitação em Valadares tiveram início, no Governo do Prefeito João Domingos Fassarela. Na época ele incentivou a formação de núcleos, isso porque sempre acreditava no movimento de moradias populares. Depois de vários desafios quando começaram a entregar as primeiras casas, daí sim, mais que nunca a população valadarense acreditou nessa luta que passou a ser de todos aqueles que mais necessitavam de uma moradia. Os núcleos espalhados por vários bairros de Valadares começaram a ganhar forças. Com essa política já consolidada no município foram construídas e entregues na época quase mil moradias.


Lamentavelmente quando Fassarella não foi reeleito a política pública no municio parou quase que por completo, para não dizer que parou totalmente, o governo que sucedeu ao Fassarela, O Prefeito Mourão, (PSDB) construiu apenas 36 casas, durante esse período não houve avanços, pois a política de moradia tinha caráter político e as famílias eram cabo eleitoreiro, onde terras eram doadas de forma irregulares não atendendo verdadeiramente as famílias que necessitavam de uma moradia digna. Quando a Prefeita Elisa Costa (PT) assumiu o governo, com o compromisso da retomada da habitação, acendeu-se novamente uma luz. A esperança de que um processo de moradia fosse retomado trouxe boas expectativas ao município.


Foi necessária a criação do departamento de Habitação então foi inserida ao departamento na secretaria de planejamento a prefeitura assume todo trabalho com os profissionais e com todo equipe de habitação hoje, os funcionários, espaço físico para atender as famílias Esse projeto ganhou prioridade, pois se sabia do crescimento direto da cidade, tanto que nesses seis anos não ouve nenhuma ocupação em área de risco biológico, e em nenhum morro, e nem a beira rio, pelo contrario foram tiradas quatro ocupações, uma no Pastoril Canaã, uma no Vera Cruz, uma no Santos Dumont e uma no Sir, e essas ocupações encaminharam as famílias para os núcleos habitacionais.


Foi diminuindo o déficit habitacional, estimado na época em mais de 7 mil moradias segundo o IBGE/2000.


  • Entenda mais !

 
 
 

Comentários


© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

bottom of page