Samuzinho forma em Valadares 350 aliados contra o trote
- Reinaldo Lopes
- 26 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Na dia 22 de outubro, cerca de 350 alunos de 08 a 12 anos da Escola Municipal Pio XII, localizxada no bairro Nova Vila Bretas em Governador Valadares, receberam o diploma da formatura no projeto Samuzinho. Cada epata do projeto teve duração de em média 03 meses. O treinamento consistiu na importância de não passarem trotes para o serviço, por meio do número 192.
Desde o início do projeto no município, 1.016 alunos já foram capacitados, e receberam o certificado. Só no ano de 2013 e 2014, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), recebeu, quase 4.500 ligações de trote a menos, número muito significativo se relacionado há anos anteriores, onde chegava a 20.000 mil por ano.
Durante a cerimônia de formatura, a equipe do SAMU falou da importância da conscientização desses pequenos com relação ao assunto, que é muito sério. ”Trazer essas crianças pra junto de nós, é sem dúvidas ter aliados fieis na luta contra esses trotes que atrapalha e muito o nosso trabalho”
As crianças receberam noções básicas de como procederem em casos de emergência, tais como: desmaios, paradas cardíacas, queimaduras, convulsões, e outros, isso enquanto aguardam a chegada do socorro. Entre os destaques no projeto, esteve o aluno Tiago Gonçalves de Souza de oito anos.
O momento mais marcante para as crianças certamente foi a chegada do personagem do samuzinho, todos foram a delírio quando ele entrou no auditório. A diretora da escola, Elicéia dos Anjos Paula descreve a emoção de ver a participação dos alunos envolvidos. “Estamos desde agosto desse ano com o projeto inserido na escola, e os resultados colhidos são notórios, conscientizar as crianças sobre um assunto tão sério é necessário” disse animada Elicéia Paula, e com expectativas de novas parcerias.
Secom/GV

Crianças da Escola Municipal Pio XII na formatura do projeto Samuzinho
Foto: Secom/GV
Veja mais:
Comentários