top of page

Nova bomba será instalada no Rio Doce

  • Fabio Eustáquio
  • 24 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

A seca tem prejudicado muitas cidades, sendo que mais de cem municípios de Minas Gerais já decretaram Estado de Emergência. Se a falta de chuva continuar, o risco de racionamento e também do desabastecimento de água em Valadares, pode aparecer. Como ação de prevenção, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), está providenciando a instalação de uma nova bomba submersa no meio do rio Doce. A obra completa que está orçada em R$ 590 mil, servirá de auxilio para aumentar a captação de água no rio e garantir que a cidade seja abastecida. A previsão de finalização da obra é no começo da próxima semana.


Atualmente a captação é de 740 litros por segundo, mas com a nova bomba instalada, a perspectiva é de que volte a captar 1.200 litros por segundo (número considerado normal) na ETA central, responsável por 80% do abastecimento da cidade.


Devido à oscilação na régua do SAAE no último mês, em cerca de 50 cm negativos, a prefeita Elisa Costa e os diretores do SAAE, Omir Quintino e Vilmar Rios, em entrevista no dia 22 de outubro, advertiram sobre o contexto atual do Rio Doce. Eles também comentaram das ações que estão sendo feitas para que a água não falte em nenhum ponto da cidade e ainda reforçaram que para tudo dar certo, a população tem que se conscientizar.



Régua do SAAE marcou 42 centimetros negativos



A prefeita destacou que o abastecimento na cidade e o atendimento à população sejam normalizados com a instalação da nova bomba. “A obra que está em execução, com um investimento de R$ 590 mil, é para que possamos chegar à normalidade no abastecimento em nossa cidade. Mas junto com essas iniciativas precisamos também do empenho da população. O poder público também vai cuidar para evitar vazamentos. Estamos cuidando de todos os prédios públicos, de nossa tarefa na gestão pública. Mas pedimos à população que trabalhe e cuide de economizar, pois o consumo humano é a prioridade neste momento. A nossa relação com a água não é mais a mesma”, disse.


O diretor-geral do SAAE, Omir Quintino, ressaltou que a expectativa é garantir a complementação da vazão necessária para o atendimento de toda acidade, após a instalação da nova bomba. “Partes altas de alguns bairros estão tendo dificuldade de ter água em normalidade justamente por causa da pressão baixa, em função de a vazão estar quase na metade da capacidade, e nós estamos complementando com caminhão-pipa e fazendo manobras de maneira a garantir a todos os reservatórios que abastecem a cidade um volume de água mínimo necessário para a população”, revelou.

O diretor ainda afirmou que oito caminhões estão sendo usados para abastecer as residências e está aguardando mais cinco. “Estávamos trabalhando com quatro caminhões, e hoje estamos com oito, e estou em contanto com uma pessoa no Espírito Santo para mandar mais cinco”, finalizou.



Foto da régua do SAAE: Fernanda Martini


Veja também:




 
 
 

Comentários


© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

bottom of page