A nova moda de atividade física: Treinamento Funcional
- Júlia Denadai
- 23 de out. de 2015
- 2 min de leitura

Para que um treino seja realmente “funcional”, é preciso analisar as atividades rotineiras de cada pessoa. Por exemplo: alguém de mais idade na maioria das vezes pratica menos atividades do que pessoas mais jovens, o que faz precisar de um acompanhamento diferenciado. Desta forma, são feitos cronogramas para compensações musculares e fortalecimentos específicos para cada idade e objetivo. “Costumamos dizer que para praticar o treinamento a idade permitida é de 8 á 80 anos, desde que seja de acordo com as limitações corporais e especificidades de cada indivíduo”, afirma o fisioterapeuta esportivo Bruno Coelho Lima Botelho, que há dois anos vem aplicando esse trabalho na academia Bruno Botelho Funcional.
Segundo ele o objetivo primordial é o fortalecimento do CORE – termo em inglês que significa núcleo, centro do corpo – para após conseguir trabalhar de forma geral todos os grupos musculares. “Deve ser levado em conta os movimentos naturais que o corpo realiza, como: agachar, empurrar, girar, pular, correr,agachar etc. Os equipamentos devem ser livres com o halteres, cordas, barras, bolas, fita, elásticos, pneus, pranchas de instabilidade, bastões e o peso do próprio corpo”, explica.
Esse tipo de treinamento possibilita os praticantes a se beneficiar de múltiplas formas, melhora não só a postura, agilidade, flexibilidade, disposição, condicionamento físico, como principalmente a qualidade de vida. “Cada treino é aplicado de acordo com a individualidade de cada um. Alguns praticam como esporte, outros como reabilitação ou até mesmo como terapia ocupacional”, afirma o fisioterapeuta.
Treino para definir o corpo
Com o treinamento funcional é possível diminuir o percentual de gordura, melhorar o tônus muscular e aumentar a massa magra, auxiliando na definição do corpo. Por exercitar muitos músculos simultaneamente aumenta também a frequência cardíaca, otimizando a queima de calorias e ajudando a perder peso.
Letícia Vilhena de 17 anos, conseguiu através do treinamento especializado perder 12kg em apenas seis meses. Segundo ela a identificação com os exercícios foi imediata, por sempre gostar de praticar atividades físicas. “ Nunca gostei de ficar parada , já havia feito outros esportes, mas nunca me identificado tanto quanto com o funcional. Hoje é quase que vital, não me vejo mais sem praticar”, afirma.
Benefícios do treinamento funcional
Além de ser uma excelente opção para quem quer emagrecer de forma sadia, o treinamento funcional melhora a postura, destreza, flexibilidade, coordenação motora, força, aptidão muscular e cardiovascular.
Para iniciantes, é recomendado treinar de duas a três vezes por semana. É importante fazer uma consulta médica antes de começar a realizar qualquer tipo de atividade física, para avaliar seu estado de saúde e ter certeza dos benefícios que ela trará.
Entenda mais:
Veja também:
Comentários