top of page

Serviços e programas ofertados para a população de rua

  • Reinaldo Lopes
  • 24 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

A população valadarense pode e deve conhecer os serviços e programas ofertados à população de rua pelo poder público.


  • CREASPOP/Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (oferece atendimento especializado à população adulta em situação de rua; suas equipes realizam o Serviço de Abordagem Social em espaços públicos e tem como objetivo identificar pessoas em situação de rua, expostas a riscos pessoal e social, que podem estar associados ao uso de drogas, e realizam encaminhamentos para acesso a direitos e à rede de proteção; oferta atenção às necessidades mais imediatas dos indivíduos e família atendida).

  • Abrigo Noturno (Implantado em 2013, o Serviço de Abrigo Noturno tem por função oferecer abrigo, com capacidade para 50 pessoas em situação de rua, que durante o dia estão em processo de tratamento no CREASPOP e demonstram estar em processo de saída das ruas).

  • Serviço de Apoio ao Migrante (possibilita o retorno do morador em situação de rua à sua cidade de origem, quando em passagem por Valadares)

  • Consultório na Rua (equipe da Secretaria Municipal de Saúde que trabalha intersetorialmente com as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social na abordagem de pessoas em situação de rua, atendimentos primários de saúde e encaminhamentos na rede de atenção básica do município).

  • Crack É Possível Vencer (em setembro de 2013, a Prefeitura lançou o Programa Valadares contra o crack, vinculado ao Programa Crack, é Possível Vencer, do governo federal, que consolidou mais uma rede de enfrentamento ao crack e a outras drogas em Valadares. O Programa reúne diversas ações integradas que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e garantia de direitos).

  • Projeto Redes do Programa Crack é Possível Vencer (Valadares aderiu ao Projeto Redes em 2014. O projeto tem como foco a oferta de capacitações para os profissionais da rede de atenção básica – assistência e saúde – e a realização de fóruns intersetoriais que estudam caso a caso de pessoas em situação de rua e de todos os usuários da rede, independente da situação de rua, para por fim ao uso de álcool e outras drogas.

Secom/GV

Uma das usuárias do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua cantando no evento do dia 19 de agosto

Foto: Secom/GV



Veja também:






 
 
 

Comentários


© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

bottom of page